sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Um pouco da história do Instituto Estadual de Educação Gomes Jardim

Nem sempre o Instituto Estadual de Educação Gomes Jardim teve essa nomenclatura. Em 05 de julho de 1926, na Vila Pedras Brancas no município de Guaíba, foi fundado o Grupo Escolar de Guaíba, sendo dirigido pelo professor Afonso Cândido dos Santos. A partir do ano de 1939, sob gestão de Maria dos Anjos Ruiz Ferreira, José de Lemos e Selma Azevedo, o estabelecimento de ensino passou a denominar-se Grupo Escolar Gomes Jardim. Em 1940, devido ao aumento da população escolar, o então governo do estado autorizou a construção do novo prédio para a Escola, o qual foi concluído em 1941, tendo sua localização na Rua José Montaury, 289. Em 05 de julho de 1960 foi fundada a Escola Normal Gomes Jardim, durante esta época foi considerada um modelo por obter instalações novas visando atender as necessidades dos alunos da região. Durante sua trajetória a Escola passou por mudanças de nomenclatura: Escola Estadual de 2º Grau Gomes Jardim em 23 de janeiro de 1978 , Escola de 1º e 2º Graus Gomes Jardim em 19 de dezembro de 1986, Instituto Estadual de Educação Gomes Jardim em 19 de setembro de 2000.
O Instituto Estadual de Educação Gomes Jardim , conta atualmente com cerda de 1.500 alunos e oferece: Educação Infantil (Jardim de infância, Ensino Fundamental e Médio. Educação Profissional: Técnico em Administração, Técnico em Celulose e Papel, Habilitação Normal e Normal Aproveitamento de Estudos. O seu funcionamento ocorre nos turnos manhã, tarde e noite.
É conhecida como a escola mais antiga (criada)do município e a única que oferece o Técnico em Celulose e Papel no Estado do Rio Grande do Sul, colocando no mercado de Trabalho profissionais como: Técnicos em Celulose e Papel (área química) Professores (área de educação),e Técnicos em administração (área da Gestão).
INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO GOMES JARDIM patrimônio histórico de Guaíba!