segunda-feira, 9 de novembro de 2009

8° Festival de Vídeo Estudantil - Mostra de cinema/Guaíba-RS

Iniciou ontem (08/11) a abertura oficial do 8° Festival de Vídeo Estudantil às 19h no Museu Carlos Nobre no centro de Guaíba com a Sessão CineSesc - longa Tapete Vermelho.

O festival vai até o dia 14 de Novembro e as sessões com vídeos classificados para a mostra com documentários, ficções e animações produzidas em todo Brasil será realizado no Campus da Ulbra Guaíba.
O evento referência no uso no debate e uso da mídia na educação no Brasil, terá a presença do cineasta Jorge Furtado.

Durante a semana ocorrem sessões gratuitas e com transporte gratuito para escolas e grupos agendados de curtas da Programadora Brasil, CineSesc, Dia da Animação, Mostra Curtas RBS, além de exibições de longas metragens como ‘Tapete Vermellho’, de Luiz Alberto Pereira e o filme de animação “Kiriku e a Feiticeira”, de Michel Ocelot.

O festival presta também homenagem ao Núcleo de Especiais da RBS pelo espaço que tem dado aos talentos do Rio Grande do Sul e que tem cedido curtas para serem exibidos no festival. As mostras dos curtas da RBS ocorrem na quinta e sexta-feira. Neste ano, além de crianças, jovens, haverá sessão especial para grupos da terceira idade com o documentário “As Cantoras do Rádio”, de Gil Baroni. O acesso é gratuito na quinta-feira, às 13h30min, na Ulbra Guaíba. O Festival de Estudantil e Mostra de Cinema de Guaíba, teve 249 inscritos de diversos Estados do Brasil. Foram selecionados 103 produções sendo 75 na mostras estudantil e 28 da alternativa com produções de profissionais e amadores que serão exibidos na segunda-feira. O evento referência no Brasil na área e o maior festival do gênero proporciona durante uma semana ás escolas e comunidade sessões gratuitas de filmes e curtas. Os destaques das mostras estudantis e alternativa recebem na noite de sábado, o troféu Gomezito alusivo ao Cipreste Farroupilha e a Gomes Jardim patrono da escola que criou o evento em 2002 .

Maiores informações no site do Evento:

http://www.festvideoguaiba.com.br/

Fonte: Valmir Michelon - Comissão organizadora e jornalista