domingo, 2 de outubro de 2011

Supervisão em Usina de Preservação de Madeira - UPM

Madeiras menos nobre devem passar por um processo de imunização para garantir uma durabilidade maior do produto.

Um dos processos eficientes no tratamento de madeira é realizado com o uso de autoclaves nas Usinas de Preservação de Madeira – UPM. Este processo realizada penetração e fixação de produtos químicos especiais através de operações de vácuo e pressão. Este processo não altera as características da madeira, fazendo apenas com que ela seja mais durável.

A NOVUS junto de seu Departamento de Aplicações vem automatizando estas usinas com Controladores Lógicos Programáveis, sensores de pressão, acessórios e softwares de supervisão que gerenciam todo o processo. Segundo Seber Martinez, Gerente de Aplicações da NOVUS, algumas indústrias já estão utilizando também o AirGate-Modbus para fazer a comunicação da rede RS485 “sem fios”, pois geralmente a sala onde está o computador que roda o aplicativo do sistema fica distante da usina, acrescenta ele.

A automatização reduz os tempos do ciclo de operação, prevê falhas de operação, armazena os dados, gera relatórios, além de emitir alarmes sonoros ou por e-mail.

Dentre os principais benefícios que o investimento traz, podemos citar os seguintes:

- Otimização do tempo de uso da máquina, permitindo que seja tratado o maior número possível de madeira no tempo disponível.
- Registro individual de cada carga de preservação, gerando um certificado ao comprador que atesta a qualidade do produto.
- Controle do consumo de material de tratamento, evitando desperdícios e os custos decorrentes.

Para maiores informações sobre esta e outras aplicações NOVUS, entre em contato com nosso Departamento de Aplicações através do e-mail
projetos@novus.com.br.

Fonte: Novus Produtos Eletrônicos